Ah, a cidade!!! Seja Recife, Nova Iorque ou Garanhuns, Chico via a cidade. Como diria Cícero Dias, Chico via o mundo e “ele começava no Recife”. É preciso ter olhos para ver de verdade o que uma cidade é e o que pode! A cena urbana, o detalhe de um anjo dourando o céu de Berlim ou do bateau que passa no rio Sena, em Paris, ou mesmo do camelô que grita na calçada do Mercado de São José, nada passava em vão aos seus olhos. As cidades têm vida própria e Chico sabia ‘dar-se por isso muito bem’. Sabia ter o ‘pasmo essencial’, como diria o Pessoa, que ele também amava.
“Não há, pois, a menor dúvida, que toda esta terra que hoje flutua à flor das águas, na baía entulhada do Recife foi uma criação dos mangues”. .Josué de Castro, em seu romance “Homens e Caranguejos” apresenta a íntima relação e o próprio surgimento da cidade do Recife a partir de sua extensa trama de manguezais, esculpindo o território da cidade a partir da lama e dos detritos que descem do Capibaribe.
A geografia da cidade, entrecortada de rios, pontes, mangues, homens e caranguejos, e a própria cena urbana, atravessada pelas relações sociais que a compõem, são, sem dúvida, a influência maior na obra de Chico. Mais sobre o Recife, nos links que seguem.
Impressionante ler Josué de Castro e identificar de imediato o quanto sua obra imprimiu na criação de Chico, e no próprio Movimento Mangue, uma marca e influência primordial, básica e subjacente a todo o discurso social do Manguebeat. O Recife, os mangues, o rio Capibaribe, a fome, os caranguejos, tudo em Josué fundamenta ideias e falas de Chico, além do seu próprio jeito curioso e encantado de ser e estar no mundo. Mais sobre Josué nos links abaixo.
Links: – <Documentário Josué de Castro – Cidadão do Mundo. Diretor: Silvio Tendler>
Links: <Fome no mundo> – <Conceito>
O mangue, considerado maternidade da vida e berço
da diversidade ambiental influenciou desde cedo
as ideias de Chico. Mais tarde, o conhecimento
de um desastre ecológico em Galinhos,
no litoral do Rio Grande do Norte,
na década de 1980, onde mais de 14 mil hectares
de mangue foram destruídos, matando milhares
de caranguejos, indignou e marcou profundamente o jovem
Francisco. Daí a fazer da fertilidade do mangue a analogia perfeita
paraa cena cultural emergente no Recife, foi apenas um salto.
Saiba mais sobre o mangue no link.
Links: <O rio>
Links: <História>
Links: <O que é> – <Maracatu rural> – <Maracatus>
Links:
<Soul Makossa>
<O som>
Gênero musical popular nigeriano, criado nos anos 1920, derivado da música iorubá de percussão e que teve seu auge no começo dos anos 90 com o Afro-juju, mistura de Afrobeat e Juju. Saiba mais sobre esse groove africano tão pouco conhecido nos links abaixo.
Links: <Origem> – <História> – <King Sunny> Adé
Links: <O Movimento> – <Mods>
Links: <História> – <História 2> – <História 3> – <História 4>
Links: <Teoria> – <Efeito borboleta>
Links: <Mykaela>
Links: <Sobre> – <Celebridade> – <Personalidade>
Links: <Geração beat> – <Conceito> – <Poetas>
Links: <Perfil> – <Construção poética> – <Pessoa e poeta>
Links: <Quadrinhos> <Crumb>
Links: <Sobre> – <Homenagem>
Ah, a cidade!!! Seja Recife, Nova Iorque ou Garanhuns, Chico via a cidade. Como diria Cícero Dias, Chico via o mundo e “ele começava no Recife”. É preciso ter olhos para ver de verdade o que uma cidade é e o que pode! A cena urbana, o detalhe de um anjo dourando o céu de Berlim ou do bateau que passa no rio Sena, em Paris, ou mesmo do camelô que grita na calçada do Mercado de São José, nada passava em vão aos seus olhos. As cidades têm vida própria e Chico sabia ‘dar-se por isso muito bem’. Sabia ter o ‘pasmo essencial’, como diria o Pessoa, que ele também amava.
Impressionante ler Josué de Castro e identificar de imediato o quanto sua obra imprimiu na criação de Chico, e no próprio Movimento Mangue, uma marca e influência primordial, básica e subjacente a todo o discurso social do Manguebeat. O Recife, os mangues, o rio Capibaribe, a fome, os caranguejos, tudo em Josué fundamenta ideias e falas de Chico, além do seu próprio jeito curioso e encantado de ser e estar no mundo. Mais sobre Josué nos links abaixo.
Links: – <Documentário Josué de Castro – Cidadão do Mundo. Diretor: Silvio Tendler>
Links: <Fome no mundo> – <Conceito>
Links: <O rio>
Links: <Mangue> – <Importância> –
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Links: <História>
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Gênero musical popular nigeriano, criado nos anos 1920, derivado da música iorubá de percussão e que teve seu auge no começo dos anos 90 com o Afro-juju, mistura de Afrobeat e Juju. Saiba mais sobre esse groove africano tão pouco conhecido nos links abaixo.
Links: <Origem> – <História> – <King Sunny> Adé
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